Skip to main content

Aprender a programar on-line é possível e há muito material disponível para ser acessado gratuitamente ou com valor acessível.

Porém, um ponto importante é que no meio de tanta informação não é raro sentir-se perdido e sem saber por onde começar os estudos para programar on-line.

Mas não se preocupe, hoje vamos facilitar isso para você :]

Organizamos neste texto 5 sugestões para aprender a programar on-line e ainda, como bônus, uma lista com 3 plataformas que você pode usar para praticar, podendo programar on-line.

Veja as dicas:

Para aprender a programar on-line:

1. Code.org

Muito além da sintaxe, aprender a programar é entender conceitos de lógica de programação. E por que não aprender isso de uma maneira divertida?

Essa é a proposta do Code.org, que ensina a programar por meio de jogos divertidos

Veja alguns exemplos:

Star Wars: Building a Galaxy with Code
Write your first computer program: An Hour of Code Tutorial

2. Code Wars

Nessa plataforma você aprenderá diversas linguagens de programação por meio de pequenos desafios de código que devem ser resolvidos por você e pela comunidade.

Também é possível aprender tirando suas dúvidas com outras pessoas da comunidade.

Além disso, quanto mais você avança nos estudos das linguagens mais você vai aprimorando a sintaxe, habilidades de lógica e resolução de problemas.

3. FreeCodeCamp

É uma plataforma para aprender diferentes áreas de desenvolvimento web desde HTML e CSS a análise de dados com Python, com cursos formados por uma sequência de exercícios com conceitos da área.

Além dos cursos, o FreeCodeCamp tem vários tutoriais que te ensinam conceitos de diferentes tecnologias.

4. Hackerrank

Essa é uma plataforma on-line para praticar hard skills e se preparar para entrevistas
na área.

Nela você pode praticar sintaxe de diversas linguagens e principalmente aprimorar habilidades de raciocínio lógico e melhorar a qualidade do seu código aprendendo em comunidade.

Além disso, você pode treinar diversas habilidades da área, desde algoritmos e linguagens de programação como Python, C++, entre outras.

5. CodeAcademy

Similar ao FreeCodeCamp, a Code Academy oferece diversos cursos que te ensinam algumas linguagens, como Javascript, Python, Java, Bash, HTML e CSS, entre outras.

Ah, e para quem gosta da área de Data Science, vale ressaltar que eles também têm cursos de lógica, probabilidade, álgebra e afins.

Saiba mais sobre a formação intensiva em desenvolvimento full-stack da Driven.

Em 9 meses você aprende a programar e só paga após conseguir um emprego

Plataformas on-line para codar

1. Codesandbox 

Um site onde você pode criar diferentes projetos totalmente on-line, bem como projetos de front-end e back-end, tudo sem precisar instalar algo na sua máquina.

Também é possível desenvolver um site e ir, em tempo real, vendo o resultado e compartilhar um link para outras pessoas verem o projeto sem precisar ter que fazer deploy.

Além disso, eles também fornecem integração com Github para você versionar seus projetos.

2. Napkin 

Desenvolver projetos back-end pode ser desafiador, pois, muito além do código, você precisa fazer deploy e garantir segurança, bem como fazer várias configurações de infraestrutura.

O Napkin surge para ajudar nessas questões, já que ele te permite focar só no código e te entrega um servidor back-end com base nele.

Sendo assim, é uma ferramenta on-line que ajuda muito em projetos de back-end iniciais, onde a preocupação maior é o seu desenvolvimento de código.

3. Qwiklabs

O Qwiklabs surge como uma salvação para quem quer aprender a criar soluções de infraestrutura para a Cloud.

É uma plataforma composta por tutoriais que te permite seguir no ambiente real da Google e ensina como criar e gerenciar diversos projetos que são hospedados na Cloud.

Ah, e você quer aprender mais sobre o universo da programação? Caso sim, não deixe de ler esta seleção de textos que separamos abaixo, com certeza serão úteis! Veja:

Por onde começar a programar?
Qual a diferença entre git e github?
3 aplicativos para praticar programação
Os 3 principais editores de texto para fazer seu código

Por fim, gostaríamos de te convidar para conhecer a nossa formação intensiva em programação web, que é uma formação completa que te prepara em 9 meses para entrar no mercado de tecnologia.

E a melhor parte é que aqui na Driven você vai aprender a programar e só pagará pela formação após conseguir um trabalho na área.

Ou seja, cenário ideal para quem quer entrar no mercado de tecnologia mas está sem grana para a formação!

Então acesse o site da Driven para não perder as datas das próximas turmas!

Até mais 🙂