Skip to main content

Confira agora o nosso guia completo de carreira profissional em tecnologia e veja detalhadamente como pessoas que nunca tiveram contato com programação estão entrando no mercado de trabalho atual.

Uma carreira em que a sua empresa e equipe te valorizam, um mercado tão aquecido que empresas do mundo todo disputam você, uma área de atuação tão ampla que você pode impactar pessoas com projetos relevantes.

Ainda tem mais, claro que tem! Você ainda pode ter a liberdade geográfica de trabalhar de onde quiser, com a estabilidade financeira que precisa, enquanto faz o que gosta.

Parece irreal demais? Bem, essa tem sido a realidade dos Desenvolvedores nos últimos anos. E por se tratar de uma carreira tão promissora, decidimos criar esse guia para te ajudar a entender melhor o mercado de trabalho atual:

  • Como o mercado está atualmente;
  • Quanto ganha uma pessoa desenvolvedora no Brasil ;
  • Como estabelecer uma meta salarial e um plano de carreira;
  • E qual é a melhor formação para entrar e crescer rápido no mercado de tecnologia.

Certamente, até o final desse guia, você terá um plano de carreira mais sólido como Software Engineer para aproveitar muitas oportunidades no mercado de trabalho atual.

Oportunidades em tecnologia no Mercado de Trabalho Atual

Para começar, cabe uma informação que, simplesmente, impressiona: até 2030, teremos um déficit de exatamente 1,07 milhão de profissionais na área de tecnologia.

Oportunidades no mercado de trabalho atual brasileiro em tecnologia.
Oportunidades no mercado de trabalho atual em tecnologia

Isso inclui programadores, cientistas de dados, profissionais de Power BI e segurança da informação, dentre outros. A verdade é que a transformação digital das empresas, acelerada com a pandemia, abriu um oceano de oportunidades no mercado de tecnologia. 

Isso gerou algumas consequências imediatas e muito (muito) boas para profissionais da área, como:

  • Agilidade em processos seletivos;
  • Mais valorização desses profissionais, os tornando indispensáveis para diferentes tipos de negócios; 
  • Empresas disputando candidatos, fazendo com a média salarial aumente. 

Mas o que isso significa na prática?

Significa que hoje o mercado de tecnologia consegue absorver um grande número de profissionais, fazendo com que não mais sejam eles a disputarem as melhores vagas. A lógica se inverteu e, agora, são as empresas que disputam os melhores profissionais.

O profissional mais disputado pelas empresas na área de tecnologia no mercado de trabalho atual

Agora, vamos entender melhor o que realmente as empresas procuram. Porque apesar do mercado de trabalho atual estar aquecido e dando oportunidades para diversos profissionais, existe um tipo de pessoa que é a mais disputada ao redor do mundo. 

Estamos falando da pessoa desenvolvedora de Software, também conhecido como Software Engineers ou Desenvolvedores Full Stacks. 

Em uma pesquisa recente feita com empresários pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), podemos ver que só as empresas de tecnologia pretendem abrir 16,6 mil vagas até 2023 一 isso sem contar empresas de outros nichos.

Funções mais procuradas pelas empresas no mercado de trabalho atual: Desenvolvedor Full Stack, Desenvolvedor Back-end, Desenvolvedor Front-end, Suporte de TI, Analista de serviços.
Função de tecnologia mais demandada pelas empresas no mercado de trabalho atual.

A surpresa não tão surpreendente assim? Mais da metade dessas vagas são destinadas a Devs. 

O motivo para tanta procura é o fato de que Software Engineers solucionam problemas reais de empresas a partir das habilidades técnicas e comportamentais que possuem. 

Em termos práticos, são as pessoas que transformam as ideias de gestores e líderes em projetos funcionais para o cliente final. 

Um exemplo bem simples são sites e-commerce. A empresa pensa em uma ideia de negócio e a pessoa desenvolvedora executa, o tirando do papel e fazendo com que o projeto realmente funcione para o negócio. 

Perceba que nem de longe se trata só da capacidade de escrever códigos e colocá-los para rodar. Se trata também da capacidade de pensar projetos como um todo, participando ativamente e tomando decisões junto com a equipe. 

É “um grande poder, com uma grande responsabilidade” que faz com que empresas estejam desesperadas por esse tipo de profissional 一 pagando, inclusive, altos salários para retê-los. 

Quanto ganha uma pessoa desenvolvedora no Brasil 

Os números refletem o interesse e a valorização de Devs no mercado de tecnologia brasileiro. Então, aqui vai um guia rápido sobre salários. 

Primeiro, cabe ressaltar que as médias salariais acompanham o nível de experiência de programadores e programadoras. Os parâmetros para esses níveis estão na tabela abaixo:

Salário de desenvolvedores com baixa, média e alta demanda no mercado de trabalho atual.
Guia de tabela salarial de cada cargo de tecnologia, divididos em três percentis.
Fonte: Hobert Half

Obviamente, quanto mais experiência prática o candidato tiver, mais altos os salários serão一 uma vez que as empresas entendem que quanto experiência você tiver, mais apto para solucionar problemas e desenvolver projetos, você estará. 

A divisão desse nível de experiência é feito por quarters, mostrando em qual estágio de progressão a pessoa desenvolvedora está. Então, vamos focar nos salários para cada um desses níveis de experiência.

Confira também: 7 áreas de atuação da Tecnologia da Informação que estão em evidência 

Segundo o Guia Salarial 2022 feito pela Robert Half, essa é a média salarial em Reais para desenvolvedores:

salario do programador, programador, salario de programador, quanto ganha um programador, programador br, salarios de programadores, salário de programador, salarios programadores, vida de programador, quanto ganha programador no mercado de trabalho atual.
Média salarial de desenvolvedores em 2022
Fonte: Robert Half

Note que o Desenvolvedor (a) Full Stack começa com uma média inicial um pouco maior por já dominar as tecnologias de Front e Back-End. Esse também é o motivo pelo qual este profissional se encontra no nível pleno. 

Afinal, alguém que domina uma aplicação completa já não está mais no nível júnior e pode ser considerado uma pessoa Engenheira de Software. 

Mas onde você, que talvez esteja começando nessa jornada, deve mirar? Qual deve ser a sua meta nessa carreira? 

Como estabelecer uma meta salarial e um plano de carreira

Metas salariais são, inevitavelmente, muito pessoais. 

Talvez você queira entrar no mercado já ganhando muito bem, ou queira adquirir um nível de experiência maior para então escalar remunerações mais altas. 

Independente dos seus objetivos, aqui vão algumas informações e dicas que vão te ajudar a estabelecer essas metas.

Se valorize

O seu primeiro emprego é muito importante. Não só porque é o primeiro passo que você dará nesse mercado, mas também porque o seu primeiro salário irá pautar todos os outros. 

Geralmente, Devs recebem a prospecção ativa de vários recrutadores (também conhecidos como tech recruiters). A função deles, de maneira bem direta, é prospectar bons profissionais que já estão empregados em outras empresas. 

E a régua que eles usam para fazer boas propostas é o salário atual. Ou seja, se o seu salário numa empresa é baixo, as propostas posteriores podem não seguir a média do mercado. 

Então, é sempre bom se valorizar e até mesmo rejeitar propostas com condições salariais e oportunidades de crescimento que não são do seu interesse. 

Entenda que a tendência é de progressão salarial 

As pesquisas anuais da Robert Half mostram que os salários para Desenvolvedores progrediram de ano a ano. 

Isso significa que é muito difícil que bons profissionais fiquem estagnados na carreira. Logo, na hora de estabelecer as suas metas pessoais, tenha uma mentalidade de crescimento. Se hoje você não ganha o que gostaria, tente estabelecer uma meta para o próximo ano. 

É plenamente possível alcançar os seus objetivos no mercado de trabalho atual que paga cada vez melhor.

Saiba que a primeira proposta não será a última 

Viu aquela vaga que parecia perfeita, mas não se identificou com a cultura da empresa ou o salário estava abaixo das suas expectativas? 

Não tenha medo de recusar. A gente sabe que as propostas de emprego são sempre tentadoras, especialmente se você está concorrendo à sua primeira vaga. Mas essa é a primeira proposta de muitas. 

O mercado de tecnologia está buscando pessoas como você. E, eventualmente, techs recruiters vão te achar e fazer novas propostas. Por isso, pense com calma na sua carreira, estabilidade financeira e futuro profissional. E sem pressão! 

Bem, agora vamos ao ponto alto desse artigo: como você pode se tornar a pessoa desenvolvedora que é disputada pelas melhores empresas? 

A melhor formação para entrar e crescer rápido no mercado de tecnologia 

Para se tornar a pessoa desenvolvedora que o mercado procura, é importante receber uma formação completa em que você aprende na prática. 

Mas por que na prática? 

Bem, como citamos nesse artigo, o mercado paga melhor e oferece mais oportunidades para aqueles que possuem projetos relevantes em seu portfólio. Além disso, programação tem mais a ver com treino, do que talento para codar em si.

Foi pensando nisso que a Driven criou uma formação Full Stack com o objetivo de formar líderes digitais em apenas 9 meses e posicionar Devs nas melhores vagas do mercado. Tudo isso, sem que você pague nada durante a sua formação.

A gente se vê no próximo post! 

Deixe um Comentário