Skip to main content

Não restam dúvidas de que a área da tecnologia está super aquecida e precisando de profissionais qualificados. Essa, entre outras razões, tem feito diversas pessoas despertarem o interesse em começar a programar.

 

Se você faz parte desse grupo de pessoas espertas mas ainda está meio perdido sobre como e por onde começar a programar, vamos te ajudar!

Organizamos neste texto algumas dicas extremamente valiosas que vão te ajudar a trilhar um caminho eficiente no processo de aprendizado de programação. Vamos à lista?

 

Acostume sua mente com o assunto

Antes de começar a aprender a programar, comece se interessando pelo assunto, pegue um livro de tecnologia para ler, assista alguns vídeos e tutoriais no YouTube, procure por documentários na Netflix! 

Dessa forma, você começa a acostumar sua mente com assuntos que farão parte da sua vida de desenvolvedor.

Aprenda um pouco mais sobre a base

Procure tutoriais básicos de programação no Youtube ou em fóruns de discussão da área. Busque aprender o que são variáveis, bem como o que é uma função e, a partir daí, prepare-se para começar a programar.

Foque em compreender a lógica

É muito importante aprender e entender a lógica para programação. Busque perceber como as diferentes linguagens utilizam basicamente as mesmas estruturas para controlar o fluxo de um programa e garantir uma execução correta.

Entenda como funciona cada uma dessas estruturas, treine uma de cada vez e em seguida comece a utilizá-las em conjunto para criar suas próprias lógicas.

Use as ferramentas on-line para começar a programar

Procure por sites que disponibilizam interpretadores/compiladores de código on-line, para que você possa escrever suas primeiras palavras em um console, que devem ser “Hello, World!”. 

Dessa forma, você não precisa se preocupar em instalar nada no seu computador (ainda).

Comece a programar pelo caminho mais fácil

Escolha uma linguagem de programação que pareça a mais simples para você. Apesar de muito poderosas, linguagens como C/C++ ou Java requerem muita atenção a detalhes. 

Para focar sua aprendizagem na lógica para programação e não nas dificuldades com a sintaxe das linguagens, recomendamos para iniciantes JavaScript e Python.

Aproveite os cursos gratuitos

Vale muito a pena tirar proveito dos cursos e aulas avulsas que são disponibilizadas por escolas de programação na internet.

A Driven, inclusive, tem um curso on-line gratuito de JavaScript com um compilado de aulas e exercícios para que você aprender e praticar essa linguagem de uma maneira objetiva e descomplicada.

Quer uma formação para trabalhar na área de desenvolvimento?

Se sim, acho que você vai gostar MUITO da nossa formação intensiva em desenvolvimento full-stack.

O curso da Driven é uma formação completa que te prepara em 9 meses para entrar no mercado de tecnologia.

Então acesse a página da Formação Driven para não perder as datas das próximas turmas!

Até mais!