Skip to main content

Mesmo se você ainda não trabalha na área de tecnologia, muito provavelmente já ouviu falar de HTML e talvez alguém já tenha até recomendado que você aprendesse tal linguagem – e é o que faremos hoje neste texto! Elencamos aqui 7 razões para aprender HTML.

Mas, antes de compreender a importância de aprender esta linguagem, é preciso entender o que é HTML. Pois bem, o HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação, essencial para o funcionamento de sites.

Sendo assim, o HTML permite que os usuários possam criar e estruturar seções, parágrafos e links usando elementos, tags e atributos em seus sites. Ou seja, é uma linguagem de base e pode ser usada em conjunto com outras linguagens de programação.

Bem, agora que você já está sabendo um pouco mais sobre a linguagem, vamos a lista que organizamos com 7 razões para aprender HTML:

É uma linguagem muito utilizada

Segundo uma pesquisa do StackOverflow realizada em 2021, HTML é a segunda linguagem mais utilizada no mundo, ficando atrás apenas do JavaScript.

Ainda segundo essa pesquisa, JavaScript, HTML, CSS e Python são as linguagens que dominam toda a estrutura da internet e do desenvolvimento de sites.

Trata-se de um excelente caminho para começar a programar

Uma das ótimas razões para aprender HTML é o fato de que é uma linguagem de formatação e não de programação.

Sendo assim, ajuda a treinar os primeiros conceitos de abstração, onde você começa a escrever as estruturas da linguagem em formato de texto, e entender como fazemos para instruir o computador a se comportar como desejamos.

Não é difícil de aprendê-la

O HTML possui uma estrutura simples, onde diversas tags organizam o documento de maneira natural. É como se selecionássemos partes diferentes do texto e déssemos etiquetas para cada uma delas.

 Ex de Tags: – Header 1 (Titulo 1)
– Paragraph (Parágrafo)
– Break (Quebra de Linha)

Bold (Negrito)

O HTML é o início da internet

Para os que gostam de história, os primeiros sites eram praticamente tabelas de texto formatadas utilizando HTML, e essa ferramenta ainda é utilizada mesmo 28 anos após sua criação. 

Para sobreviver, ela foi atualizada durante esse tempo e equipada com linguagens auxiliares, para montar os sites responsivos e dinâmicos que conhecemos hoje.

É importante para a área de SEO de uma empresa

Dependendo da maneira que esta formatado o HTML de uma página, o Google ou outra ferramenta de busca, pode dar prioridade para mostrar ou não sua página em um resultado de uma busca.

Sendo assim, é muito importante  manter sempre a formatação HTML de um site atualizada de acordo com os padrões necessários.

Facilita a acessibilidade de um site

Conhecer e seguir os padrões HTML te ensina a tornar a internet mais acessível. É recomendado que toda a imagem inserida em um site seja acompanhada de um atributo chamado ‘alt’, que é um texto alternativo.

Dessa forma, caso a imagem não seja carregada, ou caso o usuário esteja utilizando um leitor de telas, poderá ver a descrição da imagem e saber do que se trata.

É possível ganhar dinheiro trabalhando com HTML

São milhares de postos de trabalho de Front-end precisando de programadores capazes de programar em HTML.

Há também diversas opções de ofertas de trabalhos free-lancers que necessitam do conhecimento de HTML, ou seja, aprender tal linguagem abrirá diversas oportunidades

Acho que depois dessa lista não restam dúvidas sobre a importância de aprender HTML, não é mesmo? Mas, caso queira se aprofundar no tema, separamos algumas sugestões de leitura que podem ser úteis.

Referência HTML
Pesquisa StackOverflow sobre linguagens mais populares
História do HTML
Semântica em HTML

Razões para aprender HTML

E aí, já pensou em ser uma pessoa desenvolvedora?

Se sim, acho que você vai gostar MUITO da nossa formação intensiva em desenvolvimento full-stack.

O curso da Driven é uma formação completa que te prepara em 9 meses para entrar no mercado de tecnologia.

Então acesse a página da formação Driven para não perder as datas das próximas turmas!

Até mais!