Skip to main content

Introdução

Os nichos de mercado em alta que mais buscam profissionais de TI são ótimos para trilhar uma carreira promissora. Por isso, se você quer descobrir quais são cada um deles e onde estão as melhores oportunidades, então esse artigo é para você. 

Nós reunimos algumas informações de relatórios da The Bridge, empresa que conecta profissionais de TI a negócios do mundo todo, e fizemos esse ranking com 6 áreas de mercado desesperadas para contratar profissionais como você e pagando os melhores salários.

Confira agora as melhores áreas para se trabalhar como profissional de TI em 2022! 

6. Saúde (Tech Healthcare) 

Desde o diagnóstico de doenças e a criação de novos medicamentos, a medicina tem usado cada vez mais a tecnologia como aliada. 

As principais tecnologias utilizadas atualmente são: 

  • Inteligência Artificial – para identificar pacientes com alto risco de desenvolver doenças, criar tratamentos personalizados e até mesmo lembrar pacientes de tomar sua medicação; 
  • Big Data – 30% dos dados no mundo são da área de saúde, por isso, a possibilidade de acessar dados com rapidez ajudam no atendimento ao paciente de forma precisa; 
  • Realidade Virtual – esse recurso tem sido usado com mais frequência em pesquisas e treinamento para cirurgias, elevando o nível de profissionais médicos antes mesmo de terem contato com pacientes. 

De acordo com uma pesquisa da SAP Brasil, empresa focada na aplicação de software empresariais, os profissionais de TI que a área médica mais buscam são os cientistas de dados e profissionais de Power BI

5. Logística 

A pandemia aumentou bastante o número de compras online e entregas a serem realizadas. 

Por consequência, as empresas de logística tiveram uma performance muito boa no mercado, mas também enfrentam desafios na hora de lidar com alta demanda. Esses desafios, é claro, são resolvidos por meio da tecnologia e de profissionais de TI qualificados. 

Por esse motivo, tais empresas buscam soluções para maior controle sobre frota e sistema de transporte, garantindo mais eficiência e economia. 

Como essas soluções dependem (e muito) de softwares específicos para o negócio, o profissional que mais procura são Software Engineers

4. Varejo 

E falando no aumento de compras online, o varejo foi um dos setores que mais se beneficiaram dos novos hábitos de consumo dos últimos 2 anos. 

Focando nas necessidades do consumidor, a indústria do varejo se reinventou por meio de E-commerces. Por consequência, hoje é bem difícil que as pessoas não prefiram comprar coisas online. 

Os negócios desse nicho têm crescido cada vez mais devido aos preços mais baratos e agilidade na entrega. Por conta disso, são negócios que têm aumentado a contratação de profissionais de TI. 

O fato do varejo ter se reinventado mostra que a inovação tem um papel central. A ideia é conquistar clientes entendendo suas preferências, hábitos e desejos na hora da compra 一 sempre se adaptando às mudanças do mercado. 

Os profissionais de TI mais demandado para esse nicho de mercado são: 

  • Desenvolvedores; 
  • UX/UI Designers; 
  • E especialistas em marketing.

3. Seguradoras 

Você já ouviu falar das Insurtechs? Bem, esse será o nicho de mercado em que muitos profissionais de TI irão trabalhar.

O termo é uma mistura de Insurance (seguros) e Technology (tecnologia), mostrando que o nicho de seguros é mais promissor do que parece. Tais empresas são focadas em oferecer soluções de seguros digitais como alternativa para consumidores. 

A chave aqui também é a inovação, adaptando o que já existe para trazer mais eficiência nos serviços e personalizar de acordo com cada cliente. 

Então, os serviços que mais receberam ênfase nesse nicho foram a experiência do cliente, segurança de sistemas e agilidade no atendimento por meio de Softwares. 

Os profissionais de TI que mais têm espaço nesse nicho são: 

  • Designers UX/UI
  • Especialistas em segurança da informação 
  • Desenvolvedores Front-End 
  • Desenvolvedores Full Stack 

2. Fintechs 

Provavelmente, você já recorreu a um banco digital pela facilidade dos serviços que oferecem. 

Nesse sentido, a ideia das Fintechs é justamente essa: facilitar os serviços financeiros, principalmente pagamentos, para as pessoas usando a tecnologia em larga escala. Bancos tradicionais também entraram nessa tendência e investiram na modalidade de Internet Bankings. 


Agora, como isso afeta os profissionais de TI? Se liga nessa matéria da revista Exame:

Fintechs como nicho de mercado em alta que mais buscam por profissionais de TI.
Fonte: Revista Exame

O boom que esse nicho de mercado sofreu nos últimos anos foi devido a soluções recentes adotadas pelo mercado financeiro, como PIX e Open Banking. O resultado foi novas startups surgindo e o número de Fintechs multiplicando. 

Por exemplo, Gupy registrou o aumento de 466% de crescimento no número de vagas para esse setor 一 e é claro que profissionais de TI são os mais demandados. 

É um nicho bastante diverso e que dá a oportunidade de trabalhar com diferentes coisas, como:

  • Backoffice; 
  • Criptomoedas; 
  • Investimentos; 
  • Crowdfunding; 
  • Câmbio e muito mais.

Há ainda outra tendência interessante rolando entre as Fintechs: o aumento da diversidade e oportunidades exclusivas para as mulheres. 

Ainda segundo a Gupy, o aumento na contratação de mulheres entre Julho e Agosto de 2021 cresceu mais de 660% em comparação ao mesmo período de 2020!

Ou seja, o nicho financeiro não só é uma fonte de oportunidades promissoras para profissionais de TI, mas também tem se tornado um nicho mais inclusivo, que valoriza a diversidade e igualdade de gênero. 

1. Segmentos de Software 

A gente sabe que é meio óbvio o segmento de software ser o campeão em contratação de profissionais de TI. Contudo, é importante entender como isso acontece. 

Diferentes nichos precisam de tecnologias com soluções específicas. E nem toda empresa tem recursos para ter uma equipe de tecnologia numerosa que crie softwares personalizados.

Logo, para empresas menores ou startups, é mais viável contratar empresas que desenvolvam softwares específicos para a sua área de atuação. 

Por esse motivo, o segmento de desenvolvimento de softwares é muito vasto, com empresas especializadas em diferentes negócios. Seja no nicho médico, automobilístico, varejista, construção civil, dentre outros. 

Portanto, o segmento de software é o número 1 quando se trata dos nichos de mercado que mais buscam profissionais de TI.

E devido ao alcance que tem, a tendência é que este segmento continue a crescer nos próximos anos, empregando muitos profissionais de TI ao passo que se expande cada vez mais. 

A gente se encontra no próximo artigo! 😉

Deixe um Comentário