Skip to main content

Temos certeza que você já ouviu a expressão “a prática leva a perfeição”. E não é a toa que essa frase ecoa por aí, afinal, a prática é extremamente importante para fixar o conhecimento. 

E com a programação isso não é diferente. Visto que, para aprender bem os conceitos e a aplicação da programação é preciso praticar constantemente.

Além disso, enquanto pessoas desenvolvedoras, precisamos manter nossas mentes bastante afiadas para conseguir identificar e resolver os problemas do nosso cotidiano dev com maior facilidade.

Entretanto, a prática não precisa ser algo penoso e chato. Na verdade, é possível praticar programação de uma forma rápida e até mesmo divertida, a partir do seu celular mesmo, a qualquer momento do dia.

Dessa forma, para te ajudar nesse treino, organizamos uma lista com 3 aplicativos para praticar programação de uma forma leve e divertida.

Veja a lista abaixo:

Grasshopper

Grasshopper é bem direcionado para iniciantes, e tem uma trilha para ser seguida de modo a ensinar conceitos de programação dos mais básicos até os mais avançados. 

O app tem uma UI/UX bem colorida user friendly e os puzzles são muito divertidos de fazer, com feedback em tempo real. Ele está disponível para Android, iOS e também no browser. 

 

Mimo

Mimo é um dos aplicativos para praticar programação muito bons para quem procura uma prática mais voltada para o desenvolvimento de produtos. 

Ele tem uma plataforma gamificada e em alguns dias você será capaz de ter em mãos um projeto aplicável no mundo real. Ele está disponível para Android e iOs.

DataCamp for Mobile

Por último, indicamos o aplicativo DataCamp for Mobile, voltado para data

Você já deve saber que a área de dados (data) está em evolução exponencial no mercado, certo? Se quer focar na área, uma das melhores ferramentas para praticar data driven languages é o Datacamp. 

Nesse aplicativo você vai encontrar exercícios focados em Python, R e SQL com trilhas específicas de cada linguagem. Ele está disponível para Android e iOS.

E aí, já vai começar a praticar programação?

Os aplicativos para praticar programação que listamos acima são muito bem avaliados pela comunidade desenvolvedora. 

E, inclusive, recomendamos que você veja as avaliações na AppStore e Google Play Store para ficar mais animado!

Não se esqueça de que o treino é muito importante para o processo de aprendizagem, portanto, use e abuse das ferramentas que estão ao seu dispor! 

Está buscando uma formação para se tornar uma Pessoa Desenvolvedora Full-Stack?

Então você não pode sair daqui sem conhecer a formação intensiva em Desenvolvimento Full Stack da Driven!

Em suma, essa é uma formação completa que te prepara em 9 meses para entrar no mercado de tecnologia.

O curso tem quatro trilhas de conhecimento, sendo elas Desenvolvimento Full-Stack, Fundamentos da Computação, Desenvolvimento de Soft-Skills, bem como o de Carreira.

Por fim, recomendamos que você acesse a página da formação Driven para não perder as datas das próximas turmas.

Até mais!