Skip to main content

Você sabe o que são as soft skills e a importância dessas habilidades no mundo corporativo? Hoje em dia o mercado de trabalho não exige apenas skills absolutamente técnicas, indo muito além do conhecimento teórico em algo.

Aqueles que desejam se colocar de forma definitiva no mercado de trabalho deve se atentar a soft skill, pois elas estão ganhando até mais importância que o conhecimento técnico, faculdade realizada e coisas do gênero. 

Quer entender melhor a respeito? Confira o que são essas habilidades e como elas podem fazer a diferença na sua vida profissional. 

soft skills e hard skills
soft skills e hard skills

O que são soft skills?

As soft skills, como o próprio nome já sugere (soft = suave e skill = habilidade), são habilidades comportamentais que estão ligadas à forma com que uma age ou lida em determinadas situações. 

De modo geral, podemos dizer que elas são habilidades interpessoais, ou seja, é a qualidade em lidar com pessoas. 

Vamos a um exemplo bem simples para que você entenda como a soft skills se comporta na prática:

Suponha que você tenha recebido uma demanda de última hora e que você realmente não tem tempo de fazer. Uma pessoa que não tenha uma habilidade interpessoal poderá ficar visivelmente estressada e até mesmo dizer que não irá fazer.

Agora, uma pessoa provida de soft skills lidaria com isso dessa forma. Poderia chamar o gestor francamente e dizer que o tempo é realmente curto para realizar a tarefa, mas que pode pensar em rever as prioridades para encaixar, ou até mesmo pedir a permissão para outro membro da equipe ajudar. Isso é apenas um exemplo básico, mas a soft skill é muito mais do que isso. Porém você entenderá melhor no tópico a seguir.

Quais são as principais soft skills no trabalho?

As soft skills, como dito anteriormente, têm ganhado cada vez mais importância no mercado de trabalho. Isso porque as empresas estão se dando conta que é melhor não ter todas as habilidades técnicas do que “penas” nas interpessoais.

Um time de colaboradores que tenham essas habilidades interpessoais consegue trabalhar de forma mais fluida, são mais criativos, trazem melhores resultados e o melhor de tudo: promovem um ambiente saudável para se trabalhar. 

A seguir você confere uma lista com as 10 principais soft skills importantes no mundo corporativo:

Comunicação

Nenhuma relação interpessoal, inclusive a profissional, consegue fluir se não houver comunicação. 

É importante que haja clareza para que decisões mais assertivas serem tomadas, além de evitar que coisas sejam mal interpretadas.

Liderança

A liderança é uma das Soft Skills mais importantes. Bons líderes influenciam pessoas a darem o melhor de si e conseguem melhorar o ambiente, tendo como resultado maior produtividade por parte da equipe.

Criatividade

Colaboradores que são criativos são capazes de olhar as coisas com outra perspectiva, o que ajuda a trazer novas ideias e, além disso, propor soluções disruptivas.

Inteligência emocional

Lidar com nossas emoções é realmente complexo, ainda mais na vida profissional.

Assim, conseguir controlá-las e não ceder para raiva, ódio e ansiedade é uma árdua tarefa. Com inteligência emocional você aprender a lidar melhor com elas e isso não ajuda somente na vida profissional, mas na pessoal também.

Colaboração

A colaboração é uma das soft skills mais importantes, porque traz uma visão menos individualizada. É o famoso “a união faz a força”.

Pensamento crítico

Ter pensamento crítico faz com que você tenha um raciocínio mais assertivo, além de encontrar possibilidades onde as pessoas não costumam encontrar. 

Por isso, pessoas com pensamento crítico são importantes para encontrarem essas novas oportunidades. 

Empatia

A empatia é muito importante para manter as relações profissionais. É uma forma saudável e respeitosa de se relacionar com as pessoas.

Atitude

Faça as coisas acontecerem! Tenha atitude e não espere que as coisas caiam no seu colo (mesmo que estejamos falando de atribuições). 

Isso é muito importante, principalmente para quem deseja crescer na carreira profissional. Pessoas sem atitude dificilmente ganham destaque nas empresas.

Tomada de decisão

A tomada de decisão é uma das soft skills mais procuradas pelos gestores. É a habilidade de pensar rapidamente no que deve ser feito e responder de acordo com o seu nível de liberdade na empresa.

É uma forma de evitar que pequenas coisas virem grandes. Como isso é algo que tira a preocupação dos superiores, é algo muito bem-visto por eles.

Capacidade de resolução de problemas

E, por fim, a capacidade de resolver problemas… Isso é, na verdade, uma somatória de diversas outras soft skills (criatividade, pensamento crítico e coisas do gênero). 

Além dessas soft skills fundamentais, é importante que você também trabalhe ao decorrer de sua carreira: 

  • Autogestão
  • Planejamento
  • Resiliência
  • Negociação
  • Adaptação
  • Ética no trabalho
  • Honestidade
  • Organização
  • Aprender a aprender
  • Autoconfiança
  • Iniciativa própria
  • Trabalhar sob pressão
  • Desenvolvimento pessoal
  • Motivação

Não nascemos com soft skills

Muitos olham as Soft Skills como algo intrínseco da personalidade, mas não é nada disso!

Na verdade, são coisas que podem ser aprendidas como qualquer outra. Pode, sim, ser algo mais difícil, mas com treinamento é possível fazer desses traços algo da sua personalidade, pois tudo é técnica!

Conheça a Driven

A Driven é uma instituição focada na área de Programação e Desenvolvimento, porém, aparece com uma ideia bem disruptiva: você não aprenderá somente as hard skills, você aprenderá como parte obrigatória as soft skills.

E esse é um diferencial tremendo para o aluno, pois ele já terá consciência da importância disso e terá mais tempo para colocar tudo isso em prática (afinal, são habilidades que podem ser colocadas em prática até mesmo em nossa vida pessoal).

Na finalização do curso – que ocorre em menos tempo do que os convencionais – você estará passos à frente dos outros programadores que tiveram a mesma formação técnica que você.

E, como dito, as soft skills são coisas que você aplica em sua vida profissional e pessoal, então o benefício é em dobro! Quer saber mais sobre as soft skills? Não deixe de acessar o site da Driven para entender melhor sobre esse projeto de educação completa.

Deixe um Comentário